top of page

Como são realizados os exames de grau em crianças pequenas?



Embora seja bastante comum entre mamães e papais o desconhecimento sobre a importância de se levar os pequenos no oftalmo, várias pesquisas apontam para a importância da primeira consulta acontecer entre os seis meses e o primeiro ano de vida. Sei que por medo de como os exames vão ser realizados, muitos papais e mamães acabam adiando essa visita tão importante. Por isso, para acabar de vez com as dúvidas & medos, hoje vou explicar passo a passo como são feitos os exames de grau nos pequenos.


👉🏻 Antes de tudo, uma boa conversa. É preciso saber dos pais se existe algum histórico familiar, se a criança é prematura ou se há algum outro indício importante sobre a saúde da visão do pequeno.


👉🏻 O teste de acuidade visual normalmente é feito com alguns objetos, e observa-se a capacidade de fixação dos bebês nesses objetos. A maneira como esse exame é realizado pode variar de acordo com a faixa etária da criança.


👉🏻 Para observar a refração na criança é preciso fazer a dilatação da pupila. Esse normalmente é um procedimento que causa mais medo nos pais do que nos pequenos, porque ele gera um pequeno desconforto, que passa em alguns segundos.


Utilizando o retinoscópio, o oftalmologista pode detectar o grau do pequeno e por meio do oftalmoscópio indireto ver com mais precisão o fundo do olho.


Ficou com alguma dúvida? Aproveita e comenta aqui na publicação. 💕

Comentarios


Notícias

Ilustração Criança - Sílvia Vieira dos Santos - Oftalmologia Pediátrica
bottom of page