Que dilatar a pupila é super comum e seguro numa consulta ao oftalmo você já sabe. Mas você sabe por quais motivos essa técnica é importante?
Bom... imagina o seguinte: você precisa estudar tudo o que há dentro de uma sala, mas só pode olhar através do buraco da fechadura... difícil, né? Agora imagine que esse buraco de fechadura se torne um buraco do tamanho de uma bola de tênis. Muito melhor, não?
A pupila dos nossos olhos tem a tendência de se retrair com a incidência de luz. Utilizando os colírios para dilatação é possível manter ela aberta e, assim, analisar com mais facilidade a parte posterior do olho.
O que pode ser diagnosticado com a pupila dilatada?
👉🏻 Com as pupilas dilatadas, é possível verificar com acuidade a saúde dos olhos e se há a necessidade do uso de óculos de grau. Especialmente em crianças esse exame precisa ser bastante detalhado.
👉🏻 Além disso, esse procedimento permite uma avaliação da parte de trás do olho, que é constituída pelo nervo óptico, retina e vasos oculares. Essas estruturas são centrais para a visão e, dessa forma, pode-se detectar doenças oculares ou sintomas que possam prejudicar a saúde visual.
Gostou do conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Comenta aqui na publicação.
Comments