Com que frequência crianças precisam ir ao oftalmologista?
Para responder essa questão é preciso, antes de tudo, comentar que é no primeiro ano de vida que os olhos se desenvolvem com maior intensidade, inclusive de uma forma mais acelerada até que outros órgãos. Por isso, esse é um período importante de acompanhamento. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) indica que, além do teste do olhinho realizado já na maternidade, a primeira consulta completa deve ser realizada entre os seis meses e o primeiro ano de idade da criança.
👉🏻 É nessa consulta que o médico vai indicar a frequência ideal de acompanhamento, tendo em vista as características do pequeno. Geralmente o que se indica são consultas anuais. 🤓
Além dessas consultas regulares, é importante estar atento a algumas fases da vida da criança, como por exemplo o início da alfabetização e do período escolar, quando é preciso ter uma atenção redobrada em relação à saúde visual do pequeno. Crianças tem facilidade de adaptação e muitas vezes não demonstram sintomas que indicam dificuldade visuais. Caso haja alguma suspeita, não espere e leve o seu pequeno ao oftalmo!
Gostou do conteúdo? Aproveita e compartilha ele com quem também pode achar interessante. 😃
コメント